quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Poesia de cordel - Emigração e as consequências - OFICINA 9

                                                        Emigração e as consequências


Nesse estilo popular

Nos meus singelos versinhos,

O leitor vai encontrar

Em vez de rosas espinhos

Na minha penosa lida

Conheço do mar da vida

As temerosas tormentas

Eu sou o poeta da roça

Tenho mão calosa e grossa

Do cabo das ferramentas

Por força da natureza

Sou poeta nordestino

Porém só conto a pobreza

Do meu mundo pequenino

Eu não sei contar as glórias

Nem também conto as vitórias

Do herói com seu brasão

Nem o mar com suas águas

Só sei contar minhas mágoas

E as mágoas de meu irmão

[...]

Meu bom Jesus Nazareno

Pela vossa majestade

Fazei que cada pequeno

Que vaga pela cidade

Tenha boa proteção

Tenha em vez de uma prisão

Aquele medonho inferno

Que revolta e desconsola

Bom conforto e boa escola

Um lápis e o caderno

Patativa do Assaré. Uma voz do Nordeste.

São Paulo: Hedra, 2000. Poema

Nenhum comentário:

Postar um comentário