quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OFICINA 10

O lugar onde vivo

Objetivos:
Estudar poemas de diferentes autores sobre a terra natal.
Resgatar observações, conhecimentos e sentimentos dos alunos sobre o lugar onde vivem.


Material


 Imagens da cidade do Rio de Janeiro: fotos, cartões-postais
Imagens de uma cidade pequenina, com a torre de uma igreja bem visível
Coletânea de poemas
CD-ROM de poemas
 Aparelho de som
 Dicionário de língua portuguesa

1ª - etapa

Para lermos o poema de Angela Leite, iniciei perguntando se alguém conhecia o Rio de Janeiro, ninguém conhece e eu só fui uma vez muitos anos atrás, mas infelizmente não pude conhecer o Cristo Redentor.

Por isso iniciei mostrando no datashow várias fotos do Rio de Janeiro e discutindo sobre o assunto.

Depois projetei do CD da OLP o poema de Angela Leite de Souza - MIlagre no Corcovado, questionando e relacionando no quadro de giz, o que perceberam na leitura do poema, as sensações que sentiram, relendo em voz alta.

A turma achou o Rio muito lindo, mas comentaram que não querem conhecer porque tem medo da violência. Comentei que não é bem assim, que o Rio não é como assistimos na TV. Também tem paz e tranquilidade, pelo menos eu acho porque senão não tinha mais ninguém morando lá.

Gostaram do poema, aqui as famílias são muito religiosas, costumam frequentar uma igreja, então as crianças se emocionaram com a descrição do Jesus gigante. E ficaram atentas para os questionamentos. Onde há rimas a turma não tem problemas em descobrir, as repetições de versos também reconhecem bem, o poema fala de dois milagres nesta parte tive que mediar um pouco mais, e reler o texto para perceberem. A metáfora algodão-doce também assim que questionei em pouco tempo reconheceram. A oposição da palavra "mas" entre a primeira estrofe e a segunda tiveram dificultade para encontrar e reconhecer.

Uma análise aprimorada


Trabalhei uma análise mais aprimorada demonstrando as rimas das vogais e consoantes do autor, os alunos ficaram surpresos dizendo como o poeta tem que pensar e repensar  para finalizar seu texto. Assim aproveitei o "gancho" para demonstrar que é assim que devemos construir nossos textos.
Rimas consoantes – aquelas em que rimam tanto as vogais quanto as consoantes. Primeira estrofe: nublado / Corcovado; Redentor / isopor; doce / fosse. 

Segunda estrofe: toneladas / estrada; arrepio / Rio.


No poema também há a rima toante – quando coincide apenas o som da vogal tônica das palavras: Ao pé do Cristo, vira mosquito.

Os versos, na maioria, são curtos; a sonoridade e o ritmo do poema são marcados. Repete-se a palavra “milagre” duas vezes: uma, na primeira estrofe; outra, na segunda, além de ela figurar no título do poema. O primeiro “milagre”, no texto, está apresentado por meio de uma metáfora: “o Redentor: / fica pousado / no algodão-doce”.

Ela se complementa por uma comparação, com o termo comparativo expresso: iluminado / como se fosse / de isopor. Tanto “nuvem” quanto “isopor” indicam figuradamente a imagem vista pelos habitantes da cidade: a bruma que envolve a estátua, em tons de cinza-claro; e a própria estátua, branca, pairando acima delas.

O termo “mas”, indicador de oposição, separa as duas primeiras estrofes pelo seguinte motivo: o “milagre” da primeira é um efeito visual da noite nublada, uma espécie de ilusão de ótica, isto é, o olhar pensa ver o que o verso descreve, mas quem olha sabe que, na verdade, se trata de uma estátua acima das nuvens; o “milagre” da segunda é a vista real que se tem do alto do Corcovado: a paisagem da cidade maravilhosa,
tão impressionante, que causa “arrepio” em quem a


2ª - etapa


Temas semelhantes, recursos parecidos

Dividi o quadro de giz ao meio e colei as duas poesias que imprimi para análise da semelhanças e diferenças. E os alunos em duplas acompanhavam a leitura também na coletânea. Assim procuramos observar as semelhanças como a organização na folha de papel, a estrutura , as rimas, as estrofes, o emprego das figuras de linguagem, a maneira como os autores se referem às suas cidades, como elas são, quais são os pontos em comum.

Recursos expressivos


a) Semelhanças

• Os dois poemas organizam-se em versos, agrupados em estrofes.

• Apresentam rimas, ritmo marcado e repetições.

• Empregam recursos expressivos diversos. Figuras de linguagem:

metáfora e comparação em “Milagre do Corcovado”; personificação

e diminutivos em “Cidadezinha”.

• Os dois poetas falam afetuosamente da cidade que descrevem.

b) Diferenças

• O primeiro tem tom entusiasmado e o segundo, melancólico.

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