quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OFICINA 14

Oficina Retoque final

Objetivo
Aprimorar os poemas produzidos na primeira produção

Escrevi na lousa exemplos de poesias para análisarmos juntos,  debatendo como esses textos se compõem
e também encontrar inspiração para o que os alunos devem ou não fazer para criar e aperfiçoar os seus poemas.

2ª - etapa                                                                      

Passando a limpo
 Análise com base no quadro abaixo.

Itens de aprimoramento

  • O título do poema é criativo?

  • O texto tratou do tema “O lugar onde vivo”?

  • Houve um recorte, uma delimitação do assunto, foi destacado um local ou um aspecto específico da cidade?

  • O poema tem um ritmo harmonioso?

  • O poema apresenta alguns dos recursos estudados nas oficinas, ou seja, possui organização em versos e estrofes; ocupação da página pelo texto, com margens à direita e à esquerda; presença de efeitos sonoros: ritmo marcado e rimas; repetição de letras, de palavras ou de expressões; repetição da mesma construção (paralelismo sintático); emprego de figuras: comparação, metáfora e personificação?

           Depois da reescrita para o aperfeiçoamento do poema, passar  a limpo.

Depois de analisarmos os exemplos sugeridos na coletânea e mais algumas produções dos colegas na lousa cada um usou os itens de correção para seus poemas.

A maioria sabia procurar uma metáfora, um paralelismo sintático e nomear uma denotação e conotação as dificuldades ficavam por conta do desenvolvimento do vocabulário que já aprenderam a recorrer ao dicionário. E a falta do hábito de leitura em casa, que muitos iniciaram o projeto depois das brincadeiras, oficinas e passeios melhorou significativamente. Agora gostam tanto de poesias que mesmo quando solicito uma narrativa aparecem rimas e poesias nas entrelinhas dos versos. Dizem: -"mas professora agora parece que quando a gente pensa uma palavra, logo aparece um monte de outras coisas na cabeça." A poesia começou a fluir normalmente na mente das crianças, ela ficou incorporada nos seus pensares. Como agora as crianças ficaram amando e interessadas por poesias, e autores; alguns são "fãs" de uns e outros de outros, quando leram os poemas com efeitos sonoros a escolha já partiu destas preferências.

Eu mesma fiquei surpresa com o resultado do projeto, mudou muito a minha maneira de desenvolver os meus planos de aula. A utilização das sequências didáticas foi fundamental. Consegui perceber que estava preocupada com os resultados sem imaginar que para estes serem positivos devem partir de "série de situações de comunicação e de temas de redação que antecipam e esclarecem o objetivo a ser alcançado" (OLP)

A apresentação das oficinas com instruções determinadas para que as crianças pudessem no final formular e aprimorar seus próprios textos foram surpreendentes. Os alunos que quase não conheciam tantos autores, ficaram conhecendos muitos, de uma maneira tranquila e natural. Parece que no final uma "mágica" se fez e todos viraram poetas!!!!

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