Objetivo
Aprimorar os poemas produzidos na primeira produção
Escrevi na lousa exemplos de poesias para análisarmos juntos, debatendo como esses textos se compõem
e também encontrar inspiração para o que os alunos devem ou não fazer para criar e aperfiçoar os seus poemas.
2ª - etapa
Passando a limpo
Análise com base no quadro abaixo.
Itens de aprimoramento
- O título do poema é criativo?
- O texto tratou do tema “O lugar onde vivo”?
- Houve um recorte, uma delimitação do assunto, foi destacado um local ou um aspecto específico da cidade?
- O poema tem um ritmo harmonioso?
- O poema apresenta alguns dos recursos estudados nas oficinas, ou seja, possui organização em versos e estrofes; ocupação da página pelo texto, com margens à direita e à esquerda; presença de efeitos sonoros: ritmo marcado e rimas; repetição de letras, de palavras ou de expressões; repetição da mesma construção (paralelismo sintático); emprego de figuras: comparação, metáfora e personificação?
Depois da reescrita para o aperfeiçoamento do poema, passar a limpo.
Depois de analisarmos os exemplos sugeridos na coletânea e mais algumas produções dos colegas na lousa cada um usou os itens de correção para seus poemas.
A maioria sabia procurar uma metáfora, um paralelismo sintático e nomear uma denotação e conotação as dificuldades ficavam por conta do desenvolvimento do vocabulário que já aprenderam a recorrer ao dicionário. E a falta do hábito de leitura em casa, que muitos iniciaram o projeto depois das brincadeiras, oficinas e passeios melhorou significativamente. Agora gostam tanto de poesias que mesmo quando solicito uma narrativa aparecem rimas e poesias nas entrelinhas dos versos. Dizem: -"mas professora agora parece que quando a gente pensa uma palavra, logo aparece um monte de outras coisas na cabeça." A poesia começou a fluir normalmente na mente das crianças, ela ficou incorporada nos seus pensares. Como agora as crianças ficaram amando e interessadas por poesias, e autores; alguns são "fãs" de uns e outros de outros, quando leram os poemas com efeitos sonoros a escolha já partiu destas preferências.
Eu mesma fiquei surpresa com o resultado do projeto, mudou muito a minha maneira de desenvolver os meus planos de aula. A utilização das sequências didáticas foi fundamental. Consegui perceber que estava preocupada com os resultados sem imaginar que para estes serem positivos devem partir de "série de situações de comunicação e de temas de redação que antecipam e esclarecem o objetivo a ser alcançado" (OLP)
A apresentação das oficinas com instruções determinadas para que as crianças pudessem no final formular e aprimorar seus próprios textos foram surpreendentes. Os alunos que quase não conheciam tantos autores, ficaram conhecendos muitos, de uma maneira tranquila e natural. Parece que no final uma "mágica" se fez e todos viraram poetas!!!!
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