quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OFICINA 6 - Sentido próprio e figurado

.Objetivos

Encontrar sentidos conotativos e denotativos nos versos dos poemas.
Apresentando os conceitos de denotação e conotação.

Material:
Coletânea de poemas
CD-ROM de poemas
Aparelho de som
Dicionário de língua portuguesa

1ª - etapa
Sentido próprio, ou denotação, e sentido figurado, ou conotação.

A proposta de atividades desta oficina é incentivar os alunos a perceber a expressividade do poema com sua linguagem sugestiva, aberta a múltiplas interpretações.



Os alunos em duplas leram na coletânea o poema: "Livros e flores" de Machado de Assis. Anotando no caderno as palavras que desconheciam o significado e depois pesquisaram no dicionário. A seguir leram para turma e tiraram as suas dúvidas perguntando, quando ainda não tinham entendido a definição do dicionário solicitavam o auxilio da professora. Para pesquisar não encontraram muitas dificuldades todos sabem pesquisar no dicionário, apenas alguns mais rápidos e outros mais demorados devido a não prestarem atenção na ordem alfabética. O que retomei a explicação para que entendessem mais claramente.






"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."
Mário Quintana


"Ler deve ser como uma gostosa brincadeira, por isso podemos brincar de leitura" Prof Maira









Poema
Livros e flores     
    1a Estrofe
1)Teus olhos são meus livros.         
2)Que livro há aí melhor,                      
3)Em que melhor se leia
4)A página do amor?


   2a Estrofe
1)Flores me são teus lábios.           
2)Onde há mais bela flor,
3)Em que melhor se beba                               
4)O bálsamo do amor?

Machado de Assis. Obra completa III.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1962.

Visualizamos o poema no blog depois os alunos copiaram no caderno e destacaram as rimas e refletiram a organização sintática dos dois últimos versos das estrofes que são perguntas e os primeiros afirmações.

Navegamos na internet para pesquisar vida e obra de Machado de Assis, onde cada grupo que encontrava algo sobre o autor lia uma parte para a turma toda.

Pesquisa Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.


Na infância, estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, foi revisor e funcionário público.

Publicou seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente.
Fonte: Sua pesquisa


Alguns sentidos
 “Teus olhos são meus livros”.Esta  é uma afirmação absurda, considerada isolada do texto, no sentido próprio, isto é, no sentido que usualmente empregamos. E, no sentido figurado, frequente em textos elaborados, particularmente os literários?
Como se pode compreender esse verso?

Diante das sugestões,levei os alunos a perceber que se trata de “leitura” num sentido especial, que só se pode compreender levando em conta o texto, explicada pelos três versos seguintes:

Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Trata-se de interpretar os olhos da amada para descobrir se eles revelam o que ela sente.
E os alunos logo foram dizendo que era da imaginação do autor, compreenderam que denotação é o significado natural da palavra e conotação é o que a imaginação do autor quer transmitir. Sugeri que em duplas criassem alguns exemplos.

A página do amor
que têm  muita cor
Essa diversão é a verdadeira paixão


Página: Denotativo (dicionário) cada lado das páginas de um livro, revista, jornal, etc..
            Conotativo: Um momento de amor
Luana  e Jualiano

Rosas me são teus lábios
Espinhos são minha dor
Nada melhor que um beijo
E uma virada na folha do amor
       Rosas Denotativo: (dicionário) Flor da roseira
       Conotativo: Lábios

Espinhos denotativo ( dicionário) A parte aguda de qualquer vegetal.
               Conotativo: dor
Folha denotativo ( dicionário) Parte terminal dos vegetais.
          Conotativo: momento de amor
Carolyne e Gisele


Suas lágrimas são como chuvas do céu
Sua boca uma rosa vermelha
Que fica num canto de véu
Polyana e Judy


Teu coração é como a vida
De tanto mel de carinhos que comeis
De tantas alegrias nascidas
Pelo tanto de amor que te dei.
Jaine Bahr
Denotação: Mel - suco espesso e doce elaborado pelas abelhas.
Conotação: doces carinhos


Eu leio na folha do amor
O que um dia já foi uma grande flor!
Mateus Aurélio e Henrique

Ao ler e interpretar textos, falamos de dois tipos de sentido:

• Sentido próprio, que as palavras costumam ter nos textos informativos, também chamado denotação;

• Sentido figurado, decorrente não só do contexto em que a palavra é empregada como também do leitor que interpreta o texto, apoiado em sua própria experiência de vida e em seu repertório de leituras, chamado também conotação.

Observe que o sentido conotativo, ou conotação, se sobrepõe ao sentido denotativo, ou denotação; um não substitui o outro, mas somam-se. Desse modo, o sentido do poema se amplia, abrindo-se a mais de uma interpretação.

 2ª - etapa

Qual o sentido?


Qual o sentido denotativo e qual o sentido conotativo dos termos sublinhados no trecho em que se encontram.

a) Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam

O termo “novas”, denotativamente, indica “nunca usado”; no contexto, sobrepõe-se o sentido conotativo: renovadas, usadas de forma nunca vista antes, mesmo que sejam as mesmas palavras de sempre.

Definições da turma:

"Palavras utilizamos cada vez mais, e cada vez vamos criandos sentidos novos e assim novas palavras.
E os brinquedos não; ficam velhos e quebram. No sentido figurado criamos novas palavras e vão sempre se modificando.
Samara e Viviane Telma

b) A poesia

tem tudo a ver

com [...]


a veloz acrobacia dos peixes.

A “acrobacia” – denotativamente atribuída a artistas – remete à movimentação dos peixes, num emprego conotativo.

Definições da turma acrobacia - movimento
c) A poesia


tem tudo a ver / com [...]


a explosão em verde, em flores e frutos.

“Explosão” é denotativamente aplicado a um mecanismo que detona; aqui remete conotativamente à pujança da vegetação.


 3ª - etapa


Definições poéticas

Dada a possibilidade de jogar com o sentido das palavras, há escritores que criam “definições poéticas” para algumas palavras de modo criativo e bem humorado.

Algumas definições poéticas de Mario Quintana:

Modéstia: A modéstia é a vaidade escondida atrás da porta.

Reticências: As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho...

Recordação: A recordação é uma cadeira de balanço embalando sozinha.

Mario Quintana. Sapo amarelo. São Paulo: Global, 2006.



Trabalho em grupos:

Abram a Coletânea em “Definições poéticas de Mario Quintana” e debatam os possíveis significados.

Sorteio de algumas das definições para ser apresentada pelos grupos. Um aluno de cada grupo expõe para os demais as conclusões a que chegaram, com direito a complementações pelo professor.

A seguir que, individualmente, produzam suas próprias “definições poéticas”. Podem escolher
um objeto, um animal, uma pessoa, um sentimento, um lugar etc., e criar, para defini-lo, uma frase poética, buscando trabalhar o sentido denotativo, bem como o conotativo.

Definições poéticas da turma:

Saudade: coração apertado
Kauana e Evandro



Amigo: Tigrinho ( cachorro)
André Bahr



Segurança: Colo de mãe.
Laisa Reiser





Alegria: Ver a vó correndo para me abraçar.
Leandro Linzmeyer



Diário: Melhor amigo
Leticia Woehl



Diversão: deslizar pelo corrimão
Jaine Bahr



Alegria: correr com meu cachorro
André Biaobock



Escola: melhor parte da minha vida
Viviane Telma

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