quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OFICINA 11

Um novo olhar


Objetivo
Possibilitar um olhar novo e original sobre o lugar onde os alunos vivem.

Material

 Imagens do lugar onde vivem os alunos
 Coletânea de poemas
Canetas hidrográficas coloridas, papel kraft e fita crepe ou cola


Para inspiração:

Solicitei que trouxessem fotos de casa, de suas famílias com suas vivências. Para fazermos uma "sessão nostalgia"


Álbum do primeiro aninho, escrita de histórias que nossos pais contaram sobre nossa festinha.

Observação dos costumes nas fotos: religiosos, 1a Comunhão, (igreja Católica), Confirmação( igreja Luterana), as características das paisagens, lagos, cascatas, e etc. A agricultura, o clima, os costumes.

Foi uma aula muito animada muitas histórias e lembranças. E me ajudou a conhecer melhor a realidade de vida das crianças. Pois apesar da população do município ser de apenas 11mil habitantes, a extensão territorial é uma das maiores do Estado, por isso não conhecemos a realidade de muitas famílias rurais. E 80% por cento da turma vêm de escolas rurais que foram fechadas e nucleadas na sede do município.



 


Depois para iniciar nossa "viagem imaginária" fomos fazer uma "viagem" nos campos que ficam nas proximidades da escola.



              
 
 
 















1ª - etapa


A observação dos pequenos detalhes

A partir de agora os alunos devem observar com atenção o lugar onde vivem e torná-lo fonte inspiradora para criar os textos: o bairro, a rua, as paisagens, os locais interessantes; os moradores e suas peculiaridades, o modo como as pessoas se relacionam; a cultura local, os acontecimentos, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo etc.



A meta é compor um poema que revele peculiaridades do lugar e faça dele um retrato atraente, para que o leitor do texto tenha vontade de conhecê-lo.
















O que vocês percebem?

Que cores predominam na paisagem local?

Que sons são ouvidos neste ponto do lugar onde vivemos?

Devem observar o clima, a temperatura, o sol, as nuvens, o calor, o frio. Onde nos sentimos bem?

Como vamos descrever este lugar maravilhoso que moramos e suas especiais características?

Que aspectos destacariam?

 Tem de ser um olhar diferente daquele do dia a dia, como nos explica Alberto Caeiro:

Não basta abrir a janela


Para ver os campos e rios.


Não é bastante não ser cego


Para ver as árvores e flores.

O que o poeta quis dizer com esses versos?

 Uma forma diferente e renovada de olhar o lugar onde vivemos, muitas vezes olhamos as coisas com pressa ou de maneira superficial. Assim, deixamos de ver os detalhes.

Exemplos:

 Itabira fica numa região rica em ferro e a maioria dos moradores dessa cidade vivem essa realidade, na infância do poeta Carlos Drummond de Andrade também viveu, e é esta que ele retrata.



Confidência do itabirano

Alguns anos vivi em Itabira.


Principalmente nasci em Itabira.


Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.


Noventa por cento de ferro nas calçadas.


Oitenta por cento de ferro nas almas...


Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo.


Rio de Janeiro: Record, 2001.


© Graña Drummond. .



Alma cabocla


E, na doçura que encerra


Esta simpleza daqui,


Viver de novo, na serra,


Entre as gentes desta terra,


A vida que eu já vivi...


Paulo Setúbal. Obras completas.


São Paulo: Saraiva, 1958.

A matéria-prima da poesia Os poemas podem tratar de qualquer assunto. Um deles é a cidade em que se vive.

A escolha do assunto é apenas o primeiro passo. É importante descrever esses lugares para pessoas que não os conhecem, como fariam?

Que aspectos destacariam?
 
   
2ª - etapa


Uma viagem imaginária:

Um olhar atento:


Uma viagem imaginária no campo:



Depois desta maravilhosa "viagem" imaginária fomos para a sala de aula criar o nosso espaço para nosso mundo imaginário dentro de "Nossa Janela" para o nosso mundo. Onde podemos encontrar palavras "mágicas" que nos transportam à este mundo escondido dos sonhos.


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