quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OFICINA 13

Oficina Virando poeta



Objetivo

Escrever um poema individualmente sobre o tema “O lugar onde vivo”.
 
 
Material
 Coletânea de poemas
Passeios motivadores:





Visita na Câmara Municipal de Vereadores




Aluna Jaine Bahr mostra com orgulho a placa da mesa com o nome do pai Wolfram Bahr vereador


ASSISTA O VIDEO DA TURMA BRINCANDO DE LEGISLAR






Visita Corpo de Bombeiros e Defesa Civil






Fomos muito bem recebidos com pipocas e suco
















Chegou a hora tão esperada!

Nesta oficina os alunos escreverão individualmente o poema que irá para o concurso. Para motivar a turma,  leitura e a análise do texto vencedor do concurso anterior.

 
 
1ª - etapa                                                           


A análise

A análise do poema da aluna Carla foi bem produtiva para os alunos fazer uma retrospectiva de tudo que aprenderam até agora. Foi possível fazer esta retomada, demonstrando na prática. Por isso preferi ditar o poema e todos copiarem no caderno, pois paralelamente eu ia provocando questionamentos sobre a estrutura utilizada pela autora. E muitas vezes os alunos lembravam de situações de escrita semelhante nos versos dos autores da coletânea


 
 
2ª - etapa


A produção                             

Iniciando a escrita do poema. Retomando a situção de escrita:

Cada um deve exprimir no texto sua visão pessoal e original do lugar onde vive. Além de concorrer a uma premiação na Olimpíada, o texto dele será exposto no mural e poderá ser divulgado na cidade.


O que vamos analisar?

  • O poema será composto em quadras ou em outro tipo de estrofe?

  • Que tipo de repetições o poema terá? Aliterações, repetições de palavras ou versos? Todas elas? Algumas delas?

  • Como fazer para que o poema tenha um ritmo harmônico e cadenciado? Ou ele terá versos irregulares, longos, resultando num ritmo solto, diferenciado em cada um dos versos.


  • É possível empregar comparações ou criar metáforas e personificações?

Com base nas decisões tomadas, cada aluno escreve e reescreve o seu poema tantas vezes quantas forem necessárias.

O desenvolvimento das sequências de atividades até aqui já deixou os alunos tão motivados que quase não consigo mais pará-los para que reflitam suas escritas, só querem escrever, escrever, escrever...

Precisei dizer calma, relaxem vamos por partes... rsrrs rs

Estou mais motivada que eles, ao vê-los criando textos tão lindos.
A aluna Jaíne Bahr criou um caderno de poesias de sua autoria, fico maravilhada com a facilidade que compõem um poema. Já é uma poetisa mirim.
Descreve o que vê, seus passeios pelos campos e afazeres de sua avó na fazenda com muita personalidade. Fico encantada com seus versos. Sou sua fã número um.

Parece que criamos um "mundo à parte para nós, um mundo cheio de versos, rimas e encantos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário