Coletânea de poemas
Dicionário de língua portuguesa
1ª - etapa
Recursos que aproximam dois termos
Atividades
Material
Coletânea de poemas
Dicionário de língua portuguesa
1ª - etapa
Recursos que aproximam dois termos
Uma das mais marcantes características da linguagem poética é a utilização da linguagem figurada. Vamos agora tratar de três das mais importantes figuras de linguagem:
Comparação, metáfora e personificação.
O leão
Leão! Leão! Leão!
Rugindo como o trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda.
[...]
Vinicius de Moraes. A arca de Noé: poemas
infantis. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Autorizado pela VM Empreendimentos
Artísticos e Culturais Ltda. ©VM
Comparação
Rugindo como um leão
o termo como significa comparação
Há casos em que o escritor elimina o termo comparativo. Por exemplo, em vez de dizer “o leão rugiu como um trovão”, ele prefere: “O leão é um trovão rugindo”. Quando isso ocorre, temos outra figura, a metáfora, como nos três primeiros versos da estrofe seguinte:
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda.
2ª - etapa
Personificação
Li o poema para os educando
Meus oito anos
Casimiro de Abreu
O céu bordado d’estrelas ,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Li o poema para os educandos e depois escrevi na lousa os versos e pedi para que copiassem também no caderno. Lemos novamente todos juntos e alguns apresentaram-se como voluntários para lerem o poema, pois gostam de "tentar" ler com emoção e boa entonação, já gostam de recitar. Perguntei sobre as expressões sublinhadas e demoraram um pouco mas logo um aluno já falou, que "onda" não tem boca para beijar, e outro "lua" também não. Então perguntei quem pratica estes comportamentos? "Pessoas!" foi a resposta. Então falei que por isso esse tipo de figura de escrita se chama de "personificação." E logo foram falando que o poeta usa este tipo de linguagem para deixar o texto mais romantico e bonito. Parece que entenderam facilmente. Sugeri que em duplas procurassem na coletânea, biblioteca de sala e mural poético outros versos que apresentassem comparações, metáforas e personificação. Fiquei passando pelas duplas e auxiliando na pesquisa apenas 2 duplas estavam confusos misturando os nomes expliquei novamente e aproveitei o momento das apresentações para reforçar o conteúdo.
3ª - etapa
Estabelecer comparações para contar sobre o lugar onde vivemos.
Lista de características do lugar onde vivemos:
- Natureza exuberante
- Campos
- Pinheiros
-Gralha-azul
- Rio cristalinos
- Cachoeiras
- Erva-mate
-Rebanhos
-Ovelhas - Capital Catarinense da Ovelha
-Chácaras, cabanhas, sítios
-Hospital
-Paraíso da Serra
- Mel, abelhas
- Plantação
-Belezas naturais
A natureza aqui é tão doce como doce favos de mel
As nossas belezas naturais são como sonhos especiais.
Assim como as estrelas, o rio da minha cidade é brilhante!
O rio tem um cheiro que me faz lembrar de um jardim florido
As águas do rio são brilhantes feito diamantes
A cor do rio parece céu azul anil
A minha rua tem um rio como presente de Deus
Minha cidade se apresenta festeira. Tal qual moça faceira
Aquele campo é como obra-prima
Campo Alegre é linda como o Paraíso
Viviane Telma e Samara
Nossa cidade é linda como um jardim florido.
Mateus Aurélio
4ª - etapa
Transformar comparações em metáfora
Nossa cidade é um jardim florido.
Campo alegre é o Paraíso da Serra.
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