sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OUTROS TEMPOS, OUTRAS HISTÓRIAS... APRESENTAÇÃO DO LIVRO


                                                                  INTRODUÇÃO

Secretária de Cultura e Turismo de Campo Alegre sra Marília Maciel apresentando o livro de Miguel Nenevé: "Outros Tempos, Outras Histórias" em nossa visita na Biblioteca Municipal.












                                        OBJETIVOS:
Ao trabalhar a Olimpíada da Língua Portuguesa procurei trabalhar paralelamente outros tipos de textos, pois sabemos que para ser um  professor mediador da aprendizagem devemos possibilitar que os alunos leiam e escrevam os mais variados tipos de textos encontrados na sociedade e dentro da finalidade dos quais se destinam.  Levando-os a perceberem que os textos variam de acordo com o público a que se destinam, com a intenção de quem escreve seja esta de informar, convencer, anunciar, divertir, etc. E explorando a estrutura e organização que determinam cada gênero.
                                    MOTIVAÇÃO
As crianças estavam muito empolgadas com as escritas dos poemas na OLP e saber que o autor ainda adolescente publicou seu primeiro poema levou-os a ficarem ainda mais motivados.

A turma é composta na sua maioria por filhos de pequenos agricultores, alunos de escolas do interior do município que foram nucleadas para o centro da cidade.  Conhecem o piar da coruja, o canto do sabiá, observam o João-de-barro construir sua casa, correm entre os pinheirais, tomam banho nas cachoeiras, vivem em meio a nossa maravilhosa natureza.

O exemplo de um menino que tem a mesma origem e que hoje viaja pelo mundo publicando livros, sendo professor em terras distantes foi sem dúvida, algo que mexeu com o imaginário das crianças e levou-os a sonharem com um futuro semelhante.


              METODOLOGIA
A leitura e escrita de um texto têm início antes mesmo do leitor começar a lê-lo, pois o fato é que a motivação anterior é determinante para chamar atenção e muitas vezes de maneira inconsciente ocorrem em diversas etapas como: analisando a apresentação gráfica, as fotografias, ou os desenhos que acompanham o texto, o título, as legendas, gêneros, etc. No nosso caso aqui, o fator que influenciou o interesse das crianças foi que o autor é natural de nossa cidade. Fiquei preocupada porque o livro não possuía gravuras, achei que as crianças não iriam ficar motivadas, mas assim que li o primeiro conto: “Em cima da árvore” já ficaram apaixonadas e no outro dia estavam ansiosas para escutar o próximo conto.

Ao ler para eles em voz alta procurei aproveitar e chamar a atenção para a pronúncia correta e clara das palavras, o ritmo, a entonação e a expressividade de cada conto. E após ainda relia alguns parágrafos ou fragmentos que representavam a parte mais importante ou interessante da história. E na qualidade de leitor também expressava minha opinião sobre o assunto. Sem procurar dar-lhes respostas prontas e acabadas. Procurando auxiliá-los a descobrir significados das palavras e experiências do autor do livro.  


Para levá-los a construir seus próprios textos decidimos que o tema seria contando histórias de seus cotidianos e ficou estabelecido que o destinação dos textos seria para construção de um livro virtual que a turma escolheu o nome como: “Nossos tempos, Nossas Histórias” fazendo uma referência ao livro de Miguel Nenevé. Todos têm a liberdade de pedir ajuda ao professor e aos colegas. Consultar livremente o dicionário. Reler o seu texto, durante e após a produção, quantas vezes forem necessárias para correção do texto. Analisando a grafia e a coerência e coesão. Passar a limpo a versão definitiva do conto e criar com a professora de artes Prof Doralice Arbigaus e Cleusa Schuchardt  um desenho bem bonito com técnicas de pinturas sobre a nossa realidade e natureza. Montar também com a professora de artes um mural dos textos escritos no computador onde tiraremos mais dúvidas sobre a escrita das palavras e formação das frases.



Durante o decorrer do projeto conseguimos entrar em contato com a irmã do autor que mora no interior do município e ela demonstrou muito entusiasmo com a iniciativa da turma. E contou que é de interesse do escritor mais do que vender livros é justamente motivar crianças com seus escritos, carreira e exemplo de vida.
A avaliação ocorrerá dentro do processo e determinada pelas regras construidas pela turma e será autoavaliativa. Para valorizar os progressos, os avanços e conquistas de cada um e do grupo como um todo para que se constitua num crescimento mútuo.

Um comentário:

  1. Parabenizo a Professora Maira e os alunos por essa brilhante idéia.
    É admirável a inaciativa em valorizar a cultura e a literatura local.
    É um exemplo a ser seguido.
    Parabéns a todos mais uma vez.
    Marinês Neneve Woitskovski.

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