quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Outros tempos, outras histórias... Minhas lembranças


                                                                  Campo Alegre - SC arquitetura enxaimel
                                                                        ( fotos: férias.tur.br)

 As histórias são muito legais,divertidas.
      Eu aprendi que fazer uma história não é só escrever e deixar tudo amontoado, tem que ter ponto, nova linha, parágrafo e letra maiúscula igual ao sobrenome do Nenevé que é substantivo próprio. E também sei que é uma palavra oxítona, trissílaba.
      As histórias são muito bonitas de se ler. Sempre gostava quando a professora lia para a turma e também quando um amigo da turma lia.
      Quando eu for maior, quero ser igual a ele.
                                  Autora;Juddy Tereza Piske.


                                As  histórias do Nenevé

      Eu achei as histórias do Nenevé muito legal.
      Vou  tentar seguir o exemplo dele e quem sabe me tornar alguém assim no futuro.
      Este livro me ensinou como vencer as dificuldades  de um menino do interior.
      O  livro também me ensinou um pouco da vida dele, seu jeito de escrever, suas lembranças, saber histórias de nossa cidade no passado, etc.
     E espero que o meu livro quando eu crescer  estejam no nível do dele.
                        Autora;Luana Catarina Nunes Dos Santos


                                           As lembranças

As lembranças do livro de Miguel Nenevé são muito boas ele conta sua verdadeira vida de menino do interior misturada com as histórias que cria. E no começo ele era tímido não falava com ninguém, até que um dia veio uma luz, e ele se tocou que a timidez era uma coisa que deveria deixar pra lá.
Então ele começou a fazer histórias e poesias ainda adolescente como nós, quer dizer: não somos bem adolescente pois só começa com 12 anos. E hoje virou um homem muito famoso no mundo inteiro.
A minha turma [5° ano] foi na Casa da Cultura e pegou o livro "Outros tempos e outras histórias" que nos trouxe alegrias e curiosidades. E essas são as lembranças que guardarei para sempre em minha vida com muito amor e carinho. As suas palavras sempre estarão no meu coração pois eu gosto muito de escrever textos também.
          Autora: Caroline Tayná  Zoellner


Miguel Nenevé

Eu gosto do Miguel Nenevé, por que ele é muito inteligente.
Eu gosto mais da parte que ele foge de seu papai.
Ele conta várias histórias, do tempo que ele era menininho.
Também tem uma história que um menino era apaixonado por uma bela moça que ele amava tanto, mais tanto que ele seria capaz de dar tudo para ficar com ela.
Eu gosto de subir na árvore igual ele sobe.
Eu admiro mais ainda ele, por que ele nasceu e viveu em minha cidade que é Campo Alegre!
Elogio ele e eu quero ser igual ele quando eu crescer.
                   Autora:Mayara Lopes.


A história de um livro

As histórias do Miguel Nenevé me ensinou muitas coisas importantes e me incentivou a ler muitas histórias de amor. E com os textos que fez eu quero fazer um bem semelhante aos dele.
Eu um dia quero conhecer Miguel Nenevé .
E hoje ele cresceu muito com as suas histórias, já é um doutor.
Quero ser como ele: criativo e crescer no mundo ensinando.
                   Autora: Regiane Godóis



O livro “Outros tempos e outras histórias” me deixou de exemplo que nem tudo será para sempre.
Como no livro de Miguel Nenevé ele era um menino tímido, vivia sendo humilhado por sua origem.
Mas, para Miguel não importava, sabia que iria ser respeitado um dia por todos.
Com coragem e determinação venceu todos os obstáculos que a vida lhe deu.
É bonito ser assim e levar no coração como ele levou, as nossas coisas e belezas naturais.
                      Autora:Gisele Mulhbauer



                                                     Campos do Quiriri Campo Alegre - SC
                                                     Fotos: férias.tur.br



No livro de Miguel Nenevé que se chama ”Outros tempos e outras histórias” eu escutei a professora lendo.
Eu gostei de todas, mas a que eu gostei mesmo, foi a que ele subiu na árvore porque ele não queria apanhar de seu pai, e o pai dele esqueceu por que ele estava conversando com o compadre.
Ele venceu todas as dificuldades que passou pela a vida.
Hoje é um exemplo e um orgulho para todos nós de Campo Alegre.
                        Autora:Kelly Maia


Miguel Nenevé me ensinou a não ser tímido e não ter vergonha da minha cidade Lageado e nem da minha casa.
E eu não tenho vergonha porque eu sou pobre.
                          Autor: José Lucas Ferreira da Silva



O livro do Nenevé
Foi bom para mim aprender.
E também ajudou a desenvolver um conhecimento melhor para todos.
Gostei do livro.
Este livro traz um ensino bom, aprendi que temos que vencer a timidez. Aprendi a ser feliz brincar, pular, andar, e fazer exercícios físico brincando na natureza.
 Gostaria de conhecer o mundo lá fora como ele.
                  Autora: Carine Aparecida Ferreira Da Silva



O texto me mostrou que existem muitos obstáculos na vida.
Mas o que mostra com a vida do autor é que a timidez não leva a nada.
Única coisa que leva é a destruição da família, pois as vezes uma pessoa é muito tímida e daí vai beber para poder falar com os amigos.
Se ele ficasse na timidez morando aqui e com vergonha de viver e viajar sozinho não seria essa pessoa de sucesso.
Nós aqui do interior temos vergonha muitas vezes de sair e conhecer outros lugares. Mas aprendi que acreditando mais em mim posso vencer na vida.
                       Autor:Juliano Edson Crispin.


Um livro que nunca esquecerei.

O livro de Miguel Nenevé me deu um bom exemplo pois ele me mostrou que ser do
interior não é ruim mas é melhor do que imaginamos .
Aprendi a escrever histórias da minha vida do jeito dele.
Eu e minha turma lemos o livro do Miguel Neneve´ “ Outros tempos e outras historias”
e adoramos.
Esses são meus pensamentos.
         Autor:Gustavo Henrique Keiser.



Eu gostei do livro “Outros tempos e outras histórias” pois, ele me ajudou a perder a vergonha, e, também me ensinou a ler e escrever melhor.
Pois tem muitas histórias tristes e engraçadas como a primeira “Em cima da árvore”que o menino ficou para escapar de uma surra. Será que isso aconteceu mesmo com o autor? Um dia talvez eu pergunte para ele.
Também a história dele me faz pensar como é bom viver no campo e viver muitas aventuras.
                          Viviane de Jesus Vielgocz



O livro importante
O livro do Miguel Nenevé é muito legal.
Aprendi com o Miguel muitas coisas, e eu também vi nas histórias, coisas bem importantes, como em cima do sótão porque fala em poesia no bilhete para mãe dele. Da saudade da família e da sua cidade.
Gostei muito, porque a minha memória vai guardar boas lembranças de todas suas histórias que são muitas parecidas com as minhas.
          Autora:Geisi Taís Zumbach.


Aprendi com o livro do Miguel Nenevé que não precisamos ter timidez de falar, de ser humilde e a fazer as coisas certas e principalmente a não pegar bebida.
Esse é o meu exemplo que eu vou guardar com muito carinho.
Quando eu crescer eu quero ser igual a ele.
Ser fiel pela sua família e descendência e a lutar pela vida e viajar pelo mundo lá fora.
             Autora: Leticia Caroline Woehl.


O livro “Outros Tempos, outras Historias... de Miguel Nenevé, retrata a história de um menino do interior.
Este livro para mim, é um exemplo que mesmo quando alguém está no chão ergue a cabeça levanta sobe na vida e não esquece de que muitas pessoas, pisaram em você, e não retorna de nariz empinado para pisar em quem já o descriminou e sim até para ajudar.
Miguel Nenevé é um exemplo para ninguém esconder sua descendência, seja do jeito que for, aconteça o que acontecer, seja apenas você.

Autora: Kauana Emilia Nagel

                                     


HISTÓRIAS DO CAMPO E HISTÓRIAS DA CIDADE.

Adorei o livro do Miguel Nenevé porque fala de um menino do interior e normalmente vemos livros que fala sobre as grandes cidades.As histórias do livro dele são quase iguais as minhas histórias por exemplo: subir em árvores para esconder-se do papai para não ganhar uma surra e muitas outras coisas.
            Autora: Viviane Telma.


REALIZAÇÃO DE SONHOS.
Os textos de Miguel Nenevé nos traz a história do passado.
Ele era muito pobre mas agora é um grande escritor, até os pobres consegem ganhar dinheiro se batalharem.
Ele batalhou e conseguiu como cada um de nós podemos.
E nos ensinou que se batalhr todos conseguem realizar seus sonhos.
                           Autora:Samara Taciana Schloegl.



Calçadão da Cascatinha - Campo Alegre - SC
Fotos: ferias.tur.br
                              

                                             Exemplo de vida
Bom, Miguel Nenevé me mostrou que eu posso crescer na vida, e um dia ser uma professora sensacional!!!
Meu sonho é crescer na vida e um dia ser como ele, doutora de letras.
Me mostrou também, que eu não preciso guardar minhas histórias e sim mostrá-las, ganhar um dinheirinho e ajudar minha família.
Resumindo tudo; Miguel Nenevê me ensinou á viver feliz e fazer o que eu gosto.
Escrever poesias e histórias.

Miguel Nenevê essa poesia é pra você.

Eu admiro o Miguel Nenevê
um dia vou vê-lo na globo e no sbt.

Boas poesias e histórias também
igual à ele aqui perto não tem.

Subir na árvore e fugir do papai
o dia todo ele ainda não sai.

Ele escreve poesias de amor
Pra sua amada entrega uma flor.

Tem a história da casa assombrada
Por sua aparência não é visitada.

Leio as histórias do Miguel Nenevê
ainda mais eu desejo saber.

Acabo a poesia agora
tchau tchau estou indo embora.
         Autora/poetisa:Jaine de Souza Bahr.


Histórias que nunca ouvi
A primeira vez que ouvi as histórias do Miguel Nenevé me encantei.
Nunca tinha ouvido as histórias de um campo-alegrense tão inspirador como você. Parabéns você me ensinou à escrever e fazer poesia e texto.

Miguel Nenevê, essa é pra você!

Miguel Nenevê me fez crescer
inspirar e apaixonar
por textos, poesias,e contos que são cheios de pontos

Miguel Nenevé
me fez nascer
no coração
a vontade de escrever

Miguel Nenevé
me fez perceber
que no luar
posso me inspirar

Miguel Nenevé
escritor de poesia
que nos traz muitas
alegrias.

Que não são só teorias
são poesias da infância
cheias de melodias.
                Autora:Iris Debora Lopes.

Um exemplo de vida

Aprendi com o livro do Miguel Nenevé que não precisamos ter timidez de falar, de ser humilde e a fazer as coisas certas e principalmente a não pegar bebida.
Esse é o meu exemplo que eu vou guardar com muito carinho.
Quando eu crescer eu quero ser igual a ele.
Ser fiel pela sua família e descendência e a lutar pela vida e viajar pelo mundo lá fora.
                         Autora: Leticia Caroline Woehl.




                                   




O livro “Outros Tempos, outras Historias... de Miguel Nenevé, retrata a história de um menino do interior.
Este livro para mim, é um exemplo que mesmo quando alguém está no chão ergue a cabeça
levanta sobe na vida e não esquece de que muitas pessoas, pisaram em você, e não retorna de nariz empinado para pisar em quem já o descriminou e sim até para ajudar.
Miguel Nenevé é um exemplo para ninguém esconder sua descendência, seja do jeito que for, aconteça o que acontecer, seja apenas você.
                                             Autora: Kauana Emilia Nagel


As histórias de Miguel Nenevé.
O livro outros tempos e outras histórias de Miguel Nenevé me ensinou muitas coisas legais para escrever textos e poesias.
Adorei as histórias principalmente em cima da árvore, é que o Miguel conta que um menino sobe em cima da árvore para não levar uma surra.
Foi tão legal ele contando o que ele via lá de cima.
A outra história foi São José e Nossa Senhora ou Romeu e Julieta contava que um menino se apaixonou por uma moça da igreja enfim...
Essas histórias são de Campo Alegre onde eu moro e ele morou também.
Incentivou-me muito e a outras pessoas também.
           Autora:Marilde Michalski.

Miguel Nenevé e suas histórias.

O que eu acho das histórias do Miguel Nenevé é que ele gosta de contar histórias engraçadas e de amor. Mas tem as de assombração e a do menino que ficou com medo de apanhar, e subiu em cima do pinheiro e eu achei muito engraçado.
E hoje ele é escritor isso é muito importante porque, ele escreveu um livro de quando ele era pequeno, sobre a vida dele.
E a minha vida é igual a dele.
Moro em Campo Alegre, e um dia pretendo ser escritora também.
            Autora:Marilia Ferraz Dos Santos.


Histórias e poesias

Gosto do livro do Miguel Nenevé porque eu aprendi muitas coisas sobre ele, que eu nunca imaginei conhecer.
Gostei das histórias que a professora conta para todos nós, porque ele incentivou que ser pobre não é o fim do mundo.
Quero conhecer seus livros e suas poesias que devem ser lindas e românticas.
Um dia quero conhecê-lo falar e trocar ideias.
E quero criar poesias e textos semelhantes aos dele quero ser inteligente
Autora: Daniele

5 comentários:

  1. É muito bom saber que fizemos algo de bom na vida das pessoas.
    Te amo

    Professora Maira
    Eu adorei ser sua aluna, fazendo os trabalhos, treinando a minha letra,a senhora me ajudou a ler e escrever melhor.
    Estou saindo, vou sentir saudades.
    Mil beijos
    Viviane de Jesus Vielgocz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado professora Maira por ter me ajudado a aprender tantas coisa.
    E eu te desejo
    um feliz natal com sua família.
    Bjos Leandro Linsmeyer

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por ter me ensinado muitas coisas e por ter
    me ajudado a escrever essas historias tão bonitas.
    Um abrasso bem carinhoso de seu aluno
    Gustavo Henrique Keiser.
    Feliz Natal prof Maira!

    ResponderExcluir
  4. Também vou ficar com muitas saudades Djonathan...
    Deus te abençoe!!!


    Vou sentir saúdades dessa escolinha , pois ela me fez ler e aprender.
    Por isso eu vou sentir saudades quase de todos só de uma pessoa que eu vou sentir mais saúdades da prof Maira Miranda que ela me fez aprender.

    Autor;Djonathan Igor Greipel.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza vou lembrar sempre deste rostinho lindo e seu jeitinho meigo de ser.
    te amo


    Professora vou ficar com muita saudades de voCê espero que voce tambem sinta saudades, beijos

    de Marilia ferraz dos Santos

    ResponderExcluir