sábado, 19 de junho de 2010

OFICINA 1

Memórias de versos e mural de poemas
Coleta de poemas com a comunidade
Objetivos:

Resgatar e valorizar a cultura da comunidade.

Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos.

Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

1ª etapa:

Memórias de versos dos alunos




A aluna Vanesa Bahr trouxe de casa o "Caderno de Mensagens" da mãe que na juventude colecionva poesias escritas por suas amigas.
As crianças ficaram bastante interessadas principalmente as meninas, os meninos na maioria faziam questão de mostrar que "isso é coisa de mulher" SERÁ?? Fomos analisar no Caderno de Mensagens: não era assim haviam mensagens de homens também... Uma curiosidade: haviam muitas mensagens escritas na língua alemã. A mãe da aluna é de origem alemã. As meninas gostaram de algumas e pediram para copiar, então resolvi ditar para todos copiarem no caderno. Depois sugeriram criar um caderno de mensagem da turma então acatei a idéia e iniciamos o nosso caderno de mensagens com a professora, depois cada um levou para casa para escrever uma linda mensagem com a ajuda dos familiares e no dia seguinte ler para toda a turma. No final do projeto o caderno será sorteado para um ganhador levar de recordação. Os "enfeites" no caderno também foram uma atração à parte pois a idéia de flores secas foram novidade para a turma; todos queriam aprender e fazer melhor.

Resolvi convidar a mãe da aluna para ler e traduzir algumas poesias do caderno e também contar como era toda essa troca

D. Chica é encarregada da limpeza da escola e escutou a turma falando de versos e costumes e veio dar sua contribuição: contando que quando era criança não havia energia elétrica no interior do município e que então à noite adultos e crianças se reuniam ao redor do fogão à lenha para aprender e decorar com os país versinhos para declamar enquanto trabalhavam na roça. Ensinou alguns que foram copiados no caderno e também colados no mural poético da sala.
Grande parte da turma logo decorou os versinhos e trava-língua que aprenderam e cantavam no recreio pulando corda.

O aluno Mateus relatou na ocasião que eles também têm o hábitos de brincar na roça declamando versinhos e com um barro branco e escuro que têm no rio perto de sua casa fazendo esculturas de brinquedos. Pedi para ele trazer e ensinar os colegas a brincadeira, e quando estávamos brincado com as esculturas no pátio da escola D. Mercedes que cuida do lanche da escola falou que também brincava com seus irmãos com esse mesmo tipo de argila, porque não tinham brinquedos criavam os seus próprios brinquedos recitando versinhhos. Descobrimos que essa era uma brincadeira bem comum na época e que hoje já está quase esquecida. Que pena! Alguns alunos disseram que vão ensinar para seus filhos. Aproveitei para falar sobre o conhecimento popular que passa de pai para filho o debate ficou acirrado e chegou até a  preservação ambiental, poluição dos rios e sobre a exporação do caulim que nosso município é o responsável por 70% do caulim no mundo. E os prejuízos para a natureza. 

Aqui aproveitei o "gancho." Como os conteúdos da Olimpíada devem estar integrados com o currículo escolar, trabalhei a interdisciplinariedade. Com textos informativos sobre sustentabilidade em português no livro didático, internet, jornais, onde pesquisamos e analisamos a estrutura textual jornalistica e a temática na disciplina de ciências. Em matemática o assunto ficou por conta do 70% da exportação de caulin do município, trabalhamos porcentagem e medidas agrárias. E nestas os pais foram os maiores contribuidores pois solicitei que os alunos pesquisassem em casa com familiares e apareceram muitas medidas como: "braças," "litros de chão," "morgo"(2500 metros) e outros que os livros didáticos não mencionam e os pais ficaram contentes porque puderam contribuir.


 A estagiária de Engenharia ambiental da Prefeitura Minicipal de Campo Alegre foi convidada por mim para dar uma palestra sobre a importância de preservação de nossos rios e para demonstrar nosso mapa hidrográfico pouco conhecido pois foi dificil encontrar um. Estudando o mapa com os técnicos percebemos que nascentes que se originam em nosso município abastecem várias outras cidades da região chegando a percorrer um caminho de 2400 Km de extensão, daí a importância da preservação destas nascentes. E nossa cidade é conhecida por suas belezas naturais, rios cachoeiras e cascatas e carinhosamente denominada como o "Paraíso da Serra" Procurando desenvolver-se como uma cidade turística.

Palestra com a engenheira agrônoma Fernanda


Estudando a hidrografia do município



Fomos fazer um passeio às minas de caulim e nascentes dos rios do município tendo como guia o engenheiro agrônomo da prefeitura Sr. Gilson Brunkel que foi explicando tudo à respeito da agressão da natureza com essa extração e os cuidados que agora começam a ser tomados para não poluir os rios e nascentes que ficam por perto das minas.


Esse passeio deu origem ao projeto de monografia da professora, que está concluindo o curso de Pós Graduação de Mídias na Educação com o tema: Integrando Mídia e Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Interface Para o Exercício de uma Educação Ambiental


 
A região possui duas grandes empresas que utilizam o caulim retirado do minicípio fabricando louças e pisos e azulejos.

Recebemos alguns pratos doados por uma dessas empresas que as crianças trabalharam com colagens e pinturas para levar para casa como enfeite de parede que é tradicional aqui na cidade.




Além do mural poético de sala de aula a aluna Jaíne deu a idéia de escrever as poesias no computador então sugeri que fossem formadas duplas para escolher poesias que mais gostaram da coletânea, ler para a turma e escrever no computador. Assim criar um mural poético virtual. Todos aprovaram; agora além de incentivar a leitura e a escrita a criatividade também foi contemplada pois poderiam usar desenhos, fotos, gifs ou outra coisa que quisessem para decorar as poesias. Desenvolvendo uma relação agradável com os versos...




A interdisciplinaridade se fez presente desde o inicio do projeto pois além de ler e escrever textos com autonomia os alunos necessitam integrar estas habilidades com outras áreas do conhecimento para que haja uma percepção do que lêem e escrevem. A partir da pesquisa de levantamento de dados para a montagem da coletânea de versos da comunidade, as atividades já abriram uma gama de conhecimentos que englobou várias disciplinas como: ciências,( a importãncia da àgua para a preservação da vida, pois como poderíamos retirar a argila para brincar e fabricar objetos, de rios poluídos?) geografia( conhecimento da área e topografia da região)  história ( história da cidade e colonização...etc)

"O tema do concurso é “O lugar onde vivo” e escrever sobre isso requer leituras,
                     pesquisas e estudos, que incitam um novo olhar acerca da realidade  e abrem
                     perspectivas de transformação."OLP


E como a maioria das crianças são de filhos de pequenos agricultores do  interior município onde ainda não há entrega do correio  não tem hábito de leitura com jornais, revistas. É preciso proporcionar uma metodologia de trabalho que favoreça oportunidade de ampliar seus conhecimentos


"O importante é que os alunos
cheguem ao final da sequência didática tendo aprendido a se comunicar com competência
no gênero estudado. Isso contribuirá para que se tornem cidadãos mais
bem preparados" OLP

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