sábado, 19 de junho de 2010

INTRODUÇÃO




Ao inscrever a turma no concurso tive como objetivo propiciar às crianças a oportunidade de vivenciar uma metodologia como apontam as teorias e práticas pedagógicas atuais que sinalizam para uma direção onde não podemos mais conceber um ensino da Língua portuguesa apenas centrado na decodificação do código alfabético. Como se trabalhava anos a trás. Que tornavam o leitor em mero codificador de palavras e frases e o escritor em um reprodutor de estruturas textuais, sem entender o sentido do que se estava lendo e escrevendo. Contando apenas com o livro didático. Obedecendo a regras fixas e estruturas textuais preestabelecidas distantes de sua realidade. Portanto repensando e reestruturando esta prática é preciso que se apresente aos educandos atividades que partam de textos variados que preparem o aluno para ler e escrever narrações, dissertações, descrições, cartas, poemas, etc. Esta prática pedagógica possibilita o desenvolvimento da expressividade, do uso funcional da linguagem da leitura e da reflexão de mundo. E a Olimpíada da Língua Portuguesa proporciona essa metodologia, onde, alunos do Brasil inteiro vão se unir numa corrente de motivações pedagógicas para que produzam textos de qualidade e comecem a ter um novo olhar a cerca da realidade no qual estão inseridos e possam conhecer e interagir com outras.

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