sábado, 19 de junho de 2010

O LUGAR ONDE VIVO: CAMPO ALEGRE - SANTA CATARINA






O tema do concurso é: “O lugar onde vivo”


A categoria que estamos envolvidos: poemas

O objetivo geral: Estimular o educando a produzir textos de qualidade mais especificamente poesias.

Objetivos específicos: - Estimular um novo olhar sobre a realidade local.

- Conhecer a estrutura de um texto poético.

-Desenvolver:
- a competência comunicativa.
- a leitura e análise de textos já publicados.
- a linguagem oral.
- conceitos gramaticais, pesquisas, produção e aprimoramento de textos.

CAMPO ALEGRE "O PARAISO DA SERRA"

LOCALIZAÇÃO



Inicio das pesquisas aprofundando conhecimentos sobre nossa cidade na internet no site da Prefeitura
 


Histórico da Cidade
No período de 1853 a 1857, engenheiros fizeram diversas explorações para uma melhor e mais fácil subida da serra, encontrando a melhor maneira pelo Vale do Rio Seco. Em 1858 por solicitação da Cia. Colonizadora, o governo imperial aprova a construção da estrada, que ligaria Joinville - São Miguel - Tijucas do Sul - Curitiba.




Quando a construção da estrada chegou onde hoje é a cidade de Campo Alegre, aqui já existiam alguns moradores, localizados ao lado do Salto Branco. No dia 23 de Agosto de 1827 o governo imperial começou a medição dos lotes coloniais e construiu o primeiro rancho de Campo Alegre, na hoje localidade de São Miguel, distante apenas 5 km do centro da cidade. A cidade foi nomeada de Froeliches Feld, que traduzido significa “Campo Alegre”, nome recebido devido ás belas paisagens naturais que existiam.

Leia mais: http://www.campoalegre.sc.gov.br/conteudo/?item=13083&fa=2260
 
 
 
Símbolos Municipais  
 
  BRASÃO




Conforme Art. 10° do capitulo I da Lei n° 498, o Brasão de Armas Municipal de Campo Alegre possui um escudo de formato ibérico na cor esmalte sinopla (verde). A abreviatura cronológica “17-10-1896” indica a data de criação do Município, e a abreviatura “18-03-1897” representa a data de sua solene instalação

Bandeira
Segundo consta no capitulo I, Art. 3°, a Lei n° 498 “a bandeira do Município de Campo Alegre é a que foi idealizada e executada pelo (...) Professor Arthur Luponi”. De acordo com o Art. 5° deste mesmo capitulo adotaram-se apenas duas cores para a Bandeira do Município de Campo Alegre: o branco-niveo e o verde-esmeralda. O branco por ser símbolo da paz, amizade, lealdade, franqueza, integridade, verdade,... virtudes estas dominates nos corações de todos os campo-alegrenses; e o verde por ser a cor simbólica de esperança, civilidade, cortesia, campo, abundancia, posse... A estrela de cinco pontas em azul-cobalto, simboliza o Município de Campo Alegre. Escolheu-se o azul por ser a cor simbólica da perseverança, perfeição, zelo, dignidade... Os dois ramos de loureiro na Bandeira Municipal são o símbolo do triunfo, de gloria. O laço de fita na cor vermelha representa o valor, domínio, valentia, vitória, honra, etc..


HINO DO MUNICÍPIO




A Lei n° 498 dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do Município de Campo Alegre. Segundo consta no capitulo II, Artigo 11° “ O Hino de Campo Alegre e o que se compõe do poema da autoria de Leora e da musica de Jose Sluminski”.



ESTRIBILHO



Salve, salve Campo Alegre

És saudosa a cada amanhecer.

Salve, salve Campo Alegre

Meu coração vibra ao te ver.



Engastada entre a serra e mata

Campo Alegre empunha seu brasão.

Mostrando as belezas a “Cascata”,

A obra prima da criação.



As ruas cruzam tua terra,

Trazendo o progresso e a gloria.

Terra fértil teu intimo encerra.

És avanço agrícola na historia.



ESTRIBILHO



Campo Alegre cidade jardim,

Turística bela admirada.

Pelas industrias o mate e o caulim,

No pais és consagrada.



Em teus filhos a grande esperança

De vitórias e lutas constantes.

E este povo que caminha a avança

Para um futuro de glorias marcantes.



ESTRIBILHO



Para desenvolver o "olhar" dos educandos à respeito da natureza e meio que nos cerca realizamos passeios para fotografar e criar um mural na escola. Com a aproximação do Dia do Meio ambiente aproveitei para montar e socializar este slide show apresentando para a comunidade no dia de Reunião de Pais e Mestres

PARA FAZER UM LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO BAIRRO FIZEMOS UM PASSEIO. AS CRIANÇAS COM DIGITAL NAS MÃOS FOTOGRAFARAM AS BELEZAS DA NATUREZA QUE NOS CERCAM. AS FOTOS DERAM ESTE SLIDE SHOW QUE VOCÊ PODE CLICAR EM "VIEW SLIDE SHOW" E MARAVILHAR-SE COM AS PAISAGENS CAMPO-ALEGRENSES

http://www.slide.com/r/OPVuoqMNvz-2-37yFC2wOUNqVDSZe01X?previous_view=190&emt=7783077047357138669&mail1=0&action_details=9%3A0&view=original


Os pais e familiares também enviaram suas contribuições fotográficas
Assim criei mais um slide show para refletir com os alunos sobre os nossos tipos de paisagens, a presença marcante dos campos de pastagens, das araucárias, nossa árvore símbolo da região, o tipo de moradias com os traços arquitetônicos germânicos demonstrando a presença da cultura alemã de nossa colonização e outros.











Iniciei as atividades contextualizando a criança em seu mundo, partindo de uma roda de conversa muito agradável debaixo de uma linda árvore no pátio da escola sobre o lugar onde vivo para fazer um levantamento do conhecimento do educando.

O ser humano (sujeito da educação) é um ser social e histórico. No seu âmbito teórico, isto significa ser resultado de um processo histórico, conduzido pelo próprio homem. (...) Somente com um esforço dialético é possível compreender que os seres humanos fazem sua história, ao mesmo tempo que são determinados por ela. Somente a compreensão da história como elaboração humana é capaz de sustentar esse entendimento, sem cair em raciocínios lineares.

( Vygotsky 1991 p54)

Um comentário:

  1. Eu também aprecio essa beleza. Nasci aqui, vivo aqui e aqui quero morrer pois aqui existem belezas preciosas que ninguém pode perder.
    Cascatas, pousadas e tudo que se pode imaginar, lagos , terra,sempre irei morar.
    Alunas:Jaine Bahr e Marilde Michalski.

    ResponderExcluir