sábado, 19 de junho de 2010

HORA DA BRINCADEIRA

Vamos brinca de poesia?

"O poeta através do poema nos mostra que a junção das palavras num texto são como uma linda e doce brincadeira, para divertir quem faz e quem ouve textos poéticos." Prof: Maira

Brincando com as nuvens.

Brincando com as nuvens.



A brincadeira é deitar no chão e ficar observando as nuvens ao som da música de Toquinho e Vinícius: Aquarela.


Depois na mesma posição fechar os olhos e ficar escutando os sons da natureza.

Roda de conversa descrever o que sentiu e viu e a turma escolherá um escriba que anotará palavras chaves que forem faladas.


Em sala de aula cada um deve registrar no seu caderno. Em casa procurar em livros e com familiares palavras que rimem com os temas geradores.


Montar na sala mural: “Nossa coleção de rimas”

Nuvens do céu!

Quando olho para o céu vejo nuvens para todos os lados.
Quando olho para o céu vejo animais a todo o instante.
Quando olho para o céu vejo uma borboleta perto de mim.
Quando olho para o céu vejo um pássaro a voar.
Quando olho para o céu vejo um bando de aves verdadeiras que estão livres,que estão felizes.
Quando olho para o céu eu me lembro de você.
Escritora:Jaine de Souza Bahr.


Nuvens do céu
Quando eu olhei para o céu as nuvens estavam muito lindas tinham muitos desenhos como carneiros, cavalos, tinha uma cabeça de jacaré e muitos outros desenhos.
E os desenhos das nuvens me encantaram, eu queria estar lá junto com as nuvens, em cima do cavalo, tratando os carneiros, correndo dos jacarés que queriam me pegar e junto com os outros animais de nuvens.
E se eu estivesse junto com as nuvens eu nunca mais sairia de lá.
Escritor:André Felipe Biaobock.





 
Batata quente
 
Na próxima aula a turma vai escrever estas palavras temas nas fichas que a professora vai distribuir. As fichas serão colocadas em uma caixa, para a turma brincar de” batata quente.” A professora vai tocar uma música no aparelho de som. Enquanto a música toca a caixa vai passando de mão em mão. E quando a música baixa quem ficar com caixa na mão, abre, tira uma ficha, lê a palavra e deve dizer uma palavra que rime com ela.

Com o diálogo que o poeta José Paulo Paes abriu através da poesia “Convite” foi possível discutir com as crianças à respeito do jogo das palavras de uma poesia. E através das brincadeiras motivá-las a conhecer outros poetas." PROF MAIRA

Brincar de poesia é exercício para uma vida quanto mais se sabe, mais se quer descobrir e aprender. É um exercício de perceber o que se diz, como se diz ou se escreve e, ainda, como se busca levar o leitor a interpretar o sentido. José Paulo Paes

(...) poeta brinca com as palavras(...) parece que o poeta diz o que a gente nunca tinha pensado dizer... ( Marisa Lajolo)

 "Do ponto de vista psicológico,a apropriação de estratégias de leitura diversificadas é um passo enorme para a autonomia do aluno. Essa autonomia é importante para vários tipos de desenvolvimento, como o cognitivo, que permite estudar e aprender sozinho; o afetivo, pois a leitura está ligada também ao sistema emocional do leitor; finalmente, permite desenvolver a capacidade verbal, melhorando o conhecimento da língua e do vocabulário e possibilitando observar como os textos se adaptam às situações de comunicação, como eles se organizam e quais as formas de expressão que os caracterizam.
Dessa forma, o professor deve preparar o aluno para que, ao ler, aprenda a fazer registros pessoais, melhore suas estratégias de compreensão e desenvolva uma relação mais sólida com o saber e com a
cultura. Não é suficiente que o aluno seja capaz de decifrar palavras,identificar informações presentes no texto ou lê-lo em voz alta – é necessário verificar seu nível de compreensão e, para tanto, tem de aprender a relacionar, hierarquizar e articular essas informações com a situação de comunicação e com o conhecimento que ele possui, ler nas entrelinhas o que o texto pressupõe, sem o dizer explicitamente e a organizar todas as informações para dar-lhes um sentido geral."OLP

Ao proporcionar a aproximação dos versos, da leitura e escrita dos relatos através do lúdico, tive a intensão de mostrar as crianças que ler e escrever podem ser uma linda brincadeira e não algo dificil e enfadonho. Produzido com prazer e alegria e fazendo uma auto-avaliação dessa escrita com um certo distanciamento procurando colocar-se no lugar do leitor do meu texto: será que o que escrevi transmitiu ao leitor o que eu queria dizer? Prof Maira














Escrevendo as rimas para brincar de batata quente

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