terça-feira, 10 de agosto de 2010

OFICINA 3

PRIMEIRO ENSAIO


Prepare-se!
 Os alunos irão escrever os primeiros poemas deles.
Leia todas as produções e faça anotações para saber
o que cada um precisará melhorar. Procure identificar
as informações que os alunos já têm sobre poemas
e as que precisam apreender.
Apresentar a situação de produção.
Escrever um primeiro poema para avaliar o
conhecimento dos alunos.
 
 
Quem faz um poema abre uma janela!
 
Respira, tu que estás numa cela abafada,
esse ar que entra por ela.

Por isso é que os poemas têm ritmo                            
- Para que possas profundamente respirar.        

Quem faz um poema salva um afogado.
                                           Mário Quintana






                                                      A ARTE DE SER FELIZ


                                                                                          CECÍLIA MEIRELES

Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.


Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega:
era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.


E eu olhava para as plantas, para o homem,
para as gotas de água que caíam de seus dedos magros           
e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

PRODUÇÃO DIAGNÓSTICA

Escolhi estes dois lindos poemas para introduzir os objetivos da 3 Oficina. Dividi a turma em dois grupos, cada grupo ficou com um poema para ler e discutir com o grupo:
Quem escreve?

Para quem?
Com qual finalidade?
Onde o texto será publicado? Jornal, livro, revista, internet, mural da escola?
Qual é a mensagem que o poeta ou poetisa transmitiu com seu poema?

As respostas foram escritas em cartazes que foram apresentados para a turma toda.
Individualmente os alunos também escreveram as suas impressões do texto no caderno e depois no word. ( no word é muito bom para aprofundar os conecimentos de ortografia, pontuação, letras maiúsculas e a estrutura textual) As crianças já sabem ficou vermelho! _ estou escrevendo alguma coisa errado! Outro já fala: - Ahh! M antes de P ou B né?

BRINCANDO DE "JANELA"
Criei uma janela de papelão para a criança imaginar a sua de casa e falar qual é a visão da sua janela. Todos gostaram da brincadeira, cada rostinho que aparecia na janela era saudado e recebido com aplausos. Mas percebi que o que descreviam era apenas o espaço físico sem um "olhar" sobre ele.
Convidei a turma para um passeio no terreno em frente à escola onde ainda tem muitas árvores, pássaros, flores... e retomamos a leitura agora com um aluno (a) indicado pelo grupo. Chamei a atenção para o que a poetisa quiz dizer com:
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
E podemos só ver felicidades da nossa janela?


O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?
Depois das atividades hora da primeira escrita no caderno, leitura em voz alta para o grupo e correção para depois escrever no word.







As dificuldades ficaram entre o título e a formação dos versos. Os títulos quase sempre eram: a minha janela ou a minha linda janela...
E os versos de alguns colocados como narrativas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário